09/05/2021

O Skate Park de Ramalde recebeu a prova de abertura do novo circuito nacional de skate, um evento que superou todas as expetativas pelo nível competitivo apresentado e que proporcionou ainda preciosos pontos para o ranking mundial que define o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde a modalidade faz a sua estreia.


O Porto recebeu este fim de semana a etapa de abertura da nova Liga Pro Skate, um circuito promovido pela Federação de Patinagem de Portugal que deu início oficial à época competitiva do skateboarding, uma modalidade em franco crescimento no país e que fará este ano a sua estreia no programa olímpico.


Para além de inaugurar este novo circuito nacional, composto por sete provas, a etapa do Porto tinha ainda o aliciante de garantir ao skater vencedor 3.000 pontos para o ranking mundial que definirá a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.


Portugal tem, para já, garantida a presença de Gustavo Ribeiro, atual nº. 3 mundial, mas poderá ainda garantir a presença de mais dois representantes, casos de Gabriel Ribeiro (38.º do ranking mundial) e Bruno Senra (49.º), sendo que este último foi quem mais lucrou na etapa portuense, vencendo a final, disputada já durante a noite deste sábado, dando assim mais um passo importante para desejada qualificação olímpica.


Com transmissão em direto pela Sport TV3, a final da Liga Pro Skate foi, naturalmente, o ponto alto de uma jornada que teve início logo a partir das 8 horas da manhã e se prolongou até perto da meia noite, com as finais femininas. Pelo meio, foram disputadas as eliminatórias, as qualificações e as semifinais, tanto da Liga Nacional (em formato escalões) como da Liga Pro Skate (esta em formato olímpico).


Superando as melhores expetativas da organização, esta primeira etapa contou com a participação de 151 atletas, incluindo 18 representantes femininas. A este propósito, sublinhe-se que a Liga Pro Skate distribuirá um total de 50 mil euros em prémios financeiros pelas etapas a realizar em 2021, distribuídos equitativamente entre homens e mulheres. Na etapa do Porto, os vencedores recebem, cada um, um cheque de 1.200 euros.


Bruno Senra e Rafaela Costa vencem em Ramalde

Em termos de resultados, Bruno Senra foi o grande dominador desta etapa, apresentando-se a um nível elevadíssimo no Skate Park de Ramalde. O almadense, mais conhecido no meio por BP, foi o único a ultrapassar a barreira dos 35 pontos, garantindo a vitória à frente de Tiago Lopes e Gabriel Ribeiro, que acabou por ver a sua prestação algo condicionada na final após uma lesão em resultado de uma queda.

 

Bastante mais equilibrada foi a final feminina, com as duas primeiras a acabarem separadas por apenas 0,16 pontos de diferença. Ainda assim, a portuense Rafaela Costa revelou-se a mais consistente, vencendo a prova com ligeiríssima vantagem face a Margarida Cepeda e Matilde Ribeiro, enquanto Maria Pinto Alves, que tinha sido a mais pontuada nas qualificações, não conseguiu melhor que o quarto posto na finalíssima que encerrou o programa competitivo deste sábado.

  

Liga Pro Skate - Masculinos

1º Bruno Senra, 35.13

2º Tiago Lopes, 34.30

3º Gabriel Ribeiro, 33.27

4º Roger Silva, 33.13

5º Matheus Santos, 30.20

6º Duarte Castro Pires, 29.57

7º Patrick Costa, 23.83

8º Daniel Santos, 19.30

 

Liga Pro Skate – Femininos

1º Rafaela Costa, 5.83

2º Margarida Cepeda, 5.67

3º Matilde Ribeiro, 5.33

4º Maria Pinto Alves, 5.13

5º Madalena Jacinto, 4.37

6º Alexandra Barros, 4.37

7º Madalena Galante, 3.77

8º Maria Duarte, 2.80

 

Caso as condições meteorológicas assim o permitam, para este domingo, a partir das 14 horas, estão agendadas as finais da Liga Nacional, seguindo-se a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores.

Ver também
Notícias